top of page
Carl-Jung-1400x788_edited.jpg

Psicologia Junguiana

Pós-Graduação

Inserir um título.png

O curso de pós-graduação titula e forma Especialistas em Psicologia Junguiana, visando difundir as teorias, práticas e pesquisas da Psicoterapia Analítica de Carl Gustav Jung e de seus sucessores, cujas obras são alvo de grande interesse na atualidade.

 

As aulas são expositivas, online ou presenciais, com apostilas e referências bibliográficas, seguidas de debates, ampliações e atividades práticas supervisionadas.

 

Esperamos que, ao final do curso, o aluno seja capaz de Analisar os princípios fundamentais da teoria Analítica de C.G. Jung e situar-se frente aos seus próprios paradigmas, fazendo uso dos procedimentos, métodos e fundamentos da Psicologia Analítica e aplicando-os adequadamente, dentro da ética profissional e do digno de ser trabalhado e curado, contribuindo, também, na pesquisa teórica-prática da área.

 

Nossa proposta é a de ficarmos sempre dentro do pensamento da Psicologia Analítica Clássica, sem corrermos o risco de nos desviar demasiadamente para as correntes desenvolvimentistas ou arquetípicas - apesar de estudarmos muitas contribuições de neo-junguianos contemporâneos de C.G. Jung ou atuais que agregam valor ao seu legado.

 

Buscamos estar conscientes de que todas as contribuições partem da base que C.G.Jung nos deixou e que, a nosso ver, ainda é extremamente atual, real e eficaz.

Textura Grunge Monocromática

Próximas Turmas - Matrículas abertas:

SÃO PAULO - 31 de AGOSTO de 2024

FORMATO EAD  - 100% online e ao vivo - 10 de AGOSTO de 2024

BRASÍLIA - 22 de MARÇO de 2025

RIO DE JANEIRO - 05 de ABRIL de 2025

Textura Grunge Monocromática

Público Alvo:

O curso destina-se a pessoas com ensino superior completo, preferencialmente nas áreas de humanas e da saúde, visando, ainda, proporcionar conhecimentos suplementares e titulação aqueles que já têm experiência prática na psicoterapia clínica.

 

Sua articulação com outras funções, independente da área, ultrapassa a visão tecnicista do tempo, proporcionando formação geral e complexa.

Textura Grunge Monocromática

Programa de Curso:

- O Modelo Junguiano - 45 h/a

Aspectos fundamentais e biográficos da vida e obra de Jung, incluindo a visão de homem, mundo e Deus que permeia a sua obra, o conceito de símbolo, angústia vital, consciente e inconsciente e a primeira parte dos fundamentos de Psicologia Analítica, incluindo conceitos de arquétipos, persona, sombra, anima e animus.

 

- Fundamentos de Psicologia Analítica - 45 h/a

Aprofundamento de todos os conceitos fundamentais da Psicologia Analítica, incluindo os tipos e as funções psicológicas, a função transcendente, a energia psíquica, o trabalho com sonhos, o processo de individuação abrangendo as relações do ego com o inconsciente, o Self e o aspecto psicóide dos arquétipos.

 

- Raízes filosóficas, epistemológicas, científicas e religiosas na obra junguiana - 30 h/a
Análise textual e interpretativa da obra junguiana frente às principais correntes filosóficas, científicas e epistemológicas que influenciaram C. G. Jung, abordando a linguagem simbólica e arquetípica das principais tradições religiosas que formam o universo psíquico do homem moderno, além de solidificar os conceitos de arquétipo, inconsciente coletivo e sincronicidade, desenvolvendo senso crítico e ético. 

 

- Aspectos clínicos da análise junguiana - 30 h/a

Reflexões sobre a prática junguiana e as questões transferenciais, os mecanismos de defesa do ego, o setting e o holding terapêutico, a construção do vínculo, o abuso de poder, além de possibilitar ponderações sobre o sucesso e o fracasso na clínica junguiana. Permitindo que o aluno reflita e se posicione frente às questões transferências, encontrando, de acordo com o seu tipo e sua função psicológica,  para encontrar o modus operandi mais harmonioso para sua atuação profissional e existencial.

 

- Psicopatologia e a mitologia como ferramenta simbólica - 30 h/a

Aspectos psicopatológicos e a mitologia e contos de fada como ferramenta de ampliação e de entendimento das dinâmicas psíquicas em busca da cura da alma.

 

- Prática da Psicologia Analítica - 30 h/a

Aprofundamento quanto ao uso de sonhos, contos de fadas, mitos e ampliação simbólica, priorizando as questões das práticas transdisciplinares e da utilização de técnicas e instrumentos projetivos utilizados pela abordagem junguiana.

 

- Metodologia do trabalho científico - 30 h/a

Conceitos básicos de metodologia científica. Ciências e conhecimento. Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos. A análise textual, temática e interpretativa. Pesquisa e projeto de pesquisa. Subsídios para a elaboração da monografia em concordância com as normas técnicas da ABNT e do IJEP.

 

- Atividades Programadas - 160 h/a

São atividades que subsidiam a formação acadêmica e o desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa. Todos os alunos farão a exposição do projeto de conclusão de curso, que será apresentado aos demais colegas, para um professor, numa aula previamente definida, de acordo com as normas técnicas do IJEP. 

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Produção de trabalho monográfico, em concordância com as normas

técnicas da ABNT e do IJEP.

 

Atividades Complementares - 220 h/a ou mais (Facultativas)

Atendimentos clínicos (120h),

Supervisão de casos clínicos online (100h),

Horas certificadas pelos Congressos Junguianos do IJEP (30h por Congresso).

Textura Grunge Monocromática

Avaliação e Frequência:

Por tratar-se de um curso de especialização do conhecimento científico e prático na área da saúde, a avaliação ocorrerá como ato contínuo no decorrer das aulas, somados a uma prova escrita e individual, que acontecerá no final do curso, e frequência mínima de 80% das aulas, com controle presencial. Na modalidade online as aulas ocorrem ao vivo e não ficam gravadas.

Textura Grunge Monocromática

Duração e Investimento:

O curso tem duração de 25 meses.

Investimento: matrícula R$ 360,00 + 25 parcelas mensais de R$ 663,57

Textura Grunge Monocromática
  • Whatsapp
  • YouTube
  • Instagram
  • Spotify
  • Facebook
bottom of page